Açúcar é alimento ?
Mas afinal, como atua em nosso corpo ?
A sacarose, o açúcar branco, é um carboidrato simples, um dissacarídeo. Quando ingerido se divide, metade em glicose e metade
A primeira parte da sacarose escapa do processo digestivo químico do corpo e se converte diretamente em glicose, causando súbita elevação de açúcar no sangue. As moléculas da sacarose não necessitam de digestão por serem de estrutura molecular simples. Com isso o açúcar vai direto para o sangue e rompe o delicado equilíbrio de glicose e de oxigênio na corrente sangüínea.
O pâncreas intervem produzindo insulina em quantidade para limpar o excesso de açúcar. A insulina converte a glicose em glicogênio, armazenando-o nos depósitos naturais, o fígado e os músculos, como reserva futura. Porém, a súbita retirada da glicose resulta em falta de açúcar na corrente sangüínea = hipoglicemia, que “exige” mais glicose. Nossas glândulas supra-renais, então, são obrigadas a produzir mais insulina, o que gera um efeito montanha-russa, com elevações e quedas dos níveis de açúcar no sangue. O indivíduo se sente cansado e volta a ter fome. Se novamente come um carboidrato simples perpetua o ciclo. O resultado pode ser o colapso do pâncreas e uma resistência celular à insulina, configurando o diabetes - que pode acarretar outras muitas patologias.
A ingesta frequente de açúcar branco acidifica o organismo, podendo acarretar descalcificação e desmineralização. O corpo pode ter falta de cálcio, magnésio, zinco, selênio... entre outros nutrientes protetores.
Adoce a vida... com menos açúcar !
Nenhum comentário:
Postar um comentário