O relógio biológico interfere em vários aspectos do funcionamento do nosso corpo. Seu papel vai muito além de regular o ciclo sono-vigília. Outras funções corporais, como o controle da pressão arterial e da fome, também fazem parte desse processo.
O corpo é regulado pelo relógio biológico para funcionar corretamente. Sua localização é cerebral e o funcionamento como de um metrônomo, dando o compasso em que os sistemas do organismo são acionados.
Várias funções do corpo se modificam de maneira ordenada durante as 24 horas do dia. As pequenas diferenças – hora de acordar e comer, por ex. - são conseqüências da rotina de cada um e mudanças nessa rotina alteram o relógio biológico, que tende a se reajustar em algum tempo : uma questão adaptativa.
Para auxiliar nosso organismo devemos buscar consonância entre nossas atividades, comportamento, modo de vida e o ritmo biológico.
Alguns hormônios são produzidos apenas durante o sono: daí – entre outros motivos – sua grande importância. As necessidades pessoais variam mas ninguém pode prescindir de boas horas de sono regularmente sob pena de sofrer distúrbios que vão desde alterações imunológicas até envelhecimento precoce.
Alguns hormônios são liberados exclusivamente na ausência de luminosidade, o que indica que a cama não deve ceder lugar ao estudo, trabalho, etc... a não ser muito eventualmente.
Há medidas simples - como dormir mais cedo e acordar com a luz natural, por exemplo - que podem fazer grande diferença em termos de crescimento, disposição física, humor...
Atente ao que pede seu corpo e ao ritmo da natureza ao redor: podem nos ensinar e favorecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário