UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia de EDUCAÇÃO FÍSICA

ALONGUE-SE !


Há sempre muito a aprender com a natureza. Talvez já tenha ouvido isso um milhão de vezes... mas você a observa ? De verdade ? E tira algo de bom dessa observação ?

O que faz a maioria dos animais logo que acorda ? Muito bem; espreguiça ! Você já deve ter visto ao menos um gato ou cachorro acordando. Eles se esticam, devagaaaaar: braços, pernas... pescoço... e só depois, então, levantam, saem do lugar.

É uma lição de bem-estar a aprender com eles, que aplicam fundamentos da prevenção. Nós, ao contrário, deixamo-nos endurecer, machucar, doer... para tentar, depois, amenizar prejuízos.

A musculatura e as articulações - como os demais órgãos e tecidos - perdem naturalmente um pouco de sua funcionalidade ao longo do tempo. Nossas atividades, cada vez mais restritas a ambientes fechados, e nosso cotidiano cada vez mais sedentário, restringem bastante nossa mobilização. Assim perdemos muito em termos de manutenção do sistema. Junte-se a isso o mal uso =  desgastes precoces.

Para não enrijecer e atrofiar, a musculatura demanda atividade adequada. As fibras musculares precisam deslizar umas sobre as outras, suavemente, para manter seu potencial de ação. Do mesmo modo, as articulações mobilizadas frequentemente e sem pressão auto-lubrificam-se, permitindo os movimentos sem dores e limitações.

O envelhecimento é inevitável. Envelhecer bem é, contudo, possível... se estivermos atentos à nossa natureza, dispensando-nos cuidados preventivos e de preservação.

Não são necessárias grandes revoluções. Comece pelo simples, com o que está a seu alcance. Seu corpo está à sua disposição: pode esticá-lo com alguma regularidade. Que tal ao acordar ?! Ou, por alguns instantes, entre as tarefas do dia-a-dia ?!

Faça-o com carinho, bemmmm devagar !

Sua natureza agradece !

Nenhum comentário:

Postar um comentário