O SISTEMA DO PRAZER E DA RECOMPENSA
A busca constante por estímulos prazerosos, como alimentos saborosos, uma cerveja geladinha e a relação sexual excitante, está associada a um "sistema cerebral de recompensa". Trata-se de uma complexa rede de neurônios que é ativada quando fazemos atividades que causam prazer. Este sistema nos fornece uma 'recompensa' sempre que fazemos determinadas atividades, levando-nos, portanto, a repetir aqueles atos. Biologicamente, ele tem uma função específica e essencial: garantir a sobrevivência do indivíduo e da espécie, ao dar motivação para comportamentos como comer, beber e reproduzir-se.
Infelizmente, não somente as funções fisiológicas normais estimulam este sistema, mas também o álcool e outras drogas de abuso. E às vezes gerando um prazer muito mais intenso do que as funções naturais.
A comida também pode ser utilizada como uma forma de droga. Quando o efeito psicoativo por ela produzido é de alguma forma agradável, este efeito pode adquirir o caráter de uma recompensa. De fato, estudos experimentais comprovam que todos os comportamentos que são reforçados por uma recompensa tendem a ser repetidos.
Embora possa provocar inicialmente calma, um certo efeito analgésico e aparente bem-estar - dando a falsa idéia de estar aplacando a ansiedade ou dificuldades - esse modo alimentar, ao tornar-se crônico pela repetição, acaba conduzindo a um poderoso ciclo de adição, caracterizando a compulsão. Esta pode levar ainda a outros desequilíbrios, tanto psicológicos quanto físicos. Esse fato biológico está por trás de uma infinidade de dramas pessoais.
Nosso cérebro tem neurotransmissores com estrutura química semelhante às drogas de adição - como as endorfinas. Pode-se, então, intervir nesse processo de uso do alimento como droga por um lado estimulando os aspectos psicológicos relacionados à auto-estima. Também estimulando uma maior produção e liberação, pelo próprio corpo, de substâncias químicas que desencadeiem a tão desejada e necessária sensação de bem-estar.As atenções e os cuidados devem abranger, pois, vários aspectos da saúde física e mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário