O ato de nos alimentarmos é muito mais importante e complexo do que simplesmente colocar alimento na boca. Esse alimento deve ser visto como "uma parte de nós”. Deste modo, uma alimentação sadia e equilibrada pode e deve participar na geração de harmonia e equilíbrio para corpo e mente.
Alimentação balanceada - A alimentação exerce grande influência sobre o indivíduo - sobre sua saúde, capacidade de trabalho, aparência e longevidade. Assim, cuidar da alimentação é cuidar de uma necessidade básica. Ela deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente rica, além de harmônica em seus componentes e adequada à sua finalidade e ao organismo a que se destina. A forma de comer também é muito importante.
Uma alimentação balanceada deve conter :
Nutrientes energéticos: fontes de calor e energia (carboidratos e lipídios). Ex.: arroz, trigo, milho, centeio, macarrão, batata, banana, etc.
Nutrientes construtores: fontes de material para o crescimento, manutenção e reparação da estrutura orgânica (proteínas, minerais e água). Ex.: carne, peixes, aves, ovos, leite e derivados, soja, feijão, grão de bico, lentilha, etc.
Nutrientes reguladores: minerais, vitaminas, celulose e água. Ex.: vegetais verdes folhosos, legumes, frutas frescas, castanhas, vísceras, cereais integrais, etc.
Obs.: A maioria dos alimentos apresenta todos os tipos de nutrientes, em proporções diferentes, com predomínio de um ou outro grupo. Por ex.: a lentilha é fonte de proteína mas também carreia quantidade razoável de carbohidratos, assim como apresenta vitaminas do complexo B, alguns minerais...
Alimentos “ideais” devem ser de fácil digestão, possuir capacidade saciante e deixar resíduos suficientes para estimular o peristaltismo intestinal. As propriedades organolépticas, como cor, sabor, aroma, consistência, têm fundamental importância pois aumentam o prazer do ato em si e facilitam a digestão, aumentando a secreção salivar - além de serem indicadores de um cardápio bem planejado.
Líquidos:
A ingesta de água tem enorme importância para o equilíbrio orgânico. Ideal : por volta de 2-3 litros/dia - pouco a pouco - não acompanhando as refeições.
Bom apetite !
Nenhum comentário:
Postar um comentário