NUTRIENTES PROTETORES
São os nutrientes protetores que asseguram a saúde das células do seu corpo. É na deficiência desses nutrientes que reside a maior causa da degradação prematura da vitalidade e da saúde da maioria dos indivíduos. Esses nutrientes devem estar nos alimentos que elegemos.
Comer boas doses de proteínas, carboidratos e gorduras não significa estar nutrido. Com a digestão, as proteínas animais são convertidas em aminoácidos com os quais as células produzem a proteína do nosso corpo; os carboidratos digeridos são convertidos em glicose para produzir energia.
O que então - na alimentação - nos confere Saúde?
As vitaminas, os minerais e microminerais, os elementos fitoquímicos, antioxidantes - bioflavonóides, betacarotenos, isoflavonas - as fibras e enzimas, a água... que precisam estar nos alimentos que comemos. E de modo adequado.
Um exemplo - o brócolis : contém sulforafane, um nutriente fitoquímico protetor que, além de prevenir alguns tipos de câncer, segundo novas pesquisas pode prevenir úlceras do estômago. Sensível ao calor, a metade do sulforafane é perdido no cozimento e brócolis congelado não contém nenhum, por isso, idealmente deveria ser ingerido cru. Além disso, o brócolis é uma usina de cálcio e ferro.
Outros exemplos : o arroz integral contém boa quantidade de niacina ( vitamina B3 ) que é um grande redutor do colesterol "mau", o LDL, e, ao mesmo tempo, aumenta o colesterol "bom", o HDL. A cebola, a castanha-do-pará e o aspargo contêm muito selênio. Nenhum outro mineral é tão vital para as nossas defesas antioxidantes e contra radicais livres em excesso - por reforçar o sistema imunológico. O grão de soja e produtos derivados ( leite, tofu ) são alimentos que contém muitos nutrientes protetores: contra o processo de envelhecimento e compostos anticancerígenos diferentes, varredores de radicais livres em excesso. Seus agentes bioativos fitoquímicos - as isoflavonas - ajudam a reduzir o colesterol LDL e triglicerídeos, além de sintomas da menopausa.
Não é preciso realizar uma mudança radical à mesa... mas ir incorporando, pouco a pouco, ingredientes o mais integrais e naturais possíveis, com o mínimo possível de cozimento.
Faça trocas. Experimente !
Nenhum comentário:
Postar um comentário