Parte I
A partir dos sentimentos
Primeiro tentando compreendê-los, depois aprendendo a trabalhá-los: ponto chave para a eliminação dos conflitos.
O papel da terapia é ajudar o indivíduo a capacitar-se, a reagir melhor diante dos problemas e dos condicionamentos, motivá-lo a esforçar-se para vencer obstáculos e assumir responsabilidades - para construir-se melhor.
Através de
Valores de atitude:
O que importa na vida são as atitudes que tomamos diante dos fatos. Se não podemos mudar o curso de uma doença, acidente, morte... podemos mudar nossa atitude em relação a eles, de modo que causem menos dor ou prejuízo.
O importante não são os fatos, mas nossa interpretação dos fatos. O que nos faz sofrer não é o que passamos, mas como absorvemos isso : o modo de ver as coisas... e como reagimos a elas.
Através de
Valores vivenciais: infundir ânimo, conhecer-se, lapidar-se, experimentar emoções agradáveis, autotranscender-se mediante técnicas específicas...
As respostas que damos diante de qualquer situação - por mais difícil que seja - dependem unicamente de nós, de nossas opções, responsabilidades e esforços. Devemos, pois, tentar nos construir melhores, objetivando a superação de nossas dificuldades interiores, vivendo além de nossos impulsos, caprichos, poder e prazer materiais.
Um caminho a ser percorrido passo a passo.