UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia de PSICOLOGIA

ANSIEDADE


Ansiedade é uma tentativa infrutífera de trazer uma possibilidade futura para o presente certo - tempo sobre o qual podemos exercer algum controle.

Ansiedade é a mistura de desejo e impotência. Uma sensação de inadequação, um hiato entre o que gostaríamos que acontecesse e a possibilidade de fazer acontecer. Sentimo-nos subjugados, limitados, contidos.

O desconhecido deflagra esse gatilho em nós, toca o alarme. E é o alarme que não para de tocar que nos inquieta, tortura e muitas vezes imobiliza. A ansiedade aprisiona na espera. E essa espera chega, por vezes, a doer.

O que pode nos libertar desse campo de força invisível ?

Enquanto não admitimos ser seus prisioneiros somos reféns passivos. Admitir o sentimento e encarar a ansiedade é a única forma de estabelecer quem comanda: ou eu a domino ou ela a mim !

Somos controlados por nossos sentimentos ou os controlamos ? Quem manda em quem ?

- Estou ansioso; sim !
- E por quê ? O que está fazendo com que eu me sinta assim ?
- O que eu gostaria de controlar e não consigo ?
- Há algo que eu possa fazer para mudar essa situação ?
- Se não posso alterá-la, o que posso fazer por mim ?
- Como posso agir, agora, para que me sinta melhor, mais tranquilo ?

Conversar consigo mesmo, assim, é um ótimo começo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário