UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dia de SAÚDE

SOBRE O SONO II


Noites mal dormidas podem acarretar :

A curto prazo

Cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alteração de apetite, alterações repentinas de humor, alterações mentais, diminuição da memória de fatos recentes, criatividade comprometida, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão de raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

A longo prazo
 
Envelhecimento precoce, obesidade, falta de vigor físico, perda de tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, aumento do risco de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica de memória.

É importante buscar meios para ter quantidade e qualidade de sono adequados.

Boa alimentação, ambiente escuro e tranquilo, abstinência de álcool, cafeína e estimulantes à noite, terapias relaxantes precedendo o deitar... são alguns dos favorecedores do bem dormir.   

"Se as pessoas soubessem o que acontece no organismo privado de sono, dariam a este tema uma atenção especial ".

O que acontece em cada fase do sono :

Fase 1 ( sonolência ) - Melatonina é liberada, induzindo o sono.        
Fase 2 ( sono leve ) - Ritmos cardíaco e respiratório diminuem, músculos relaxam, e a temperatura do corpo cai - 45% do sono.
Fase 3 e 4 ( sono profundo ) - Pico de liberação de GH e da Leptina; início da liberação do cortisol, até atingir seu pico no início da manhã - 45% do sono.
Sono REM - É o pico de atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos.  O relaxamento muscular atinge seu ápice, aumentam as frequências cardíaca e respiratória - 10% do sono. 
                           
Durante uma das fases do sono - REM - as coisas aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas no cérebro. A memória de curto prazo é processada e transformada em conhecimento. Se esse período é diminuído pode-se ter grande comprometimento do aprendizado.

*Cada ciclo é repetido de 5 a 6 vezes durante as  8 horas de sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário