UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dia de NUTRIÇÃO

VITAMINAS... e ATIVIDADE FÍSICA


Vitaminas são substâncias necessárias para o metabolismo no organismo, mas que não podem ser produzidas em nosso corpo. Assim, elas são obtidas através de alimentos, bebidas ou suplementos. As exceções são a vitamina D, que é sintetizada no organismo em uma escala limitada, e as vitaminas B12 e K, as quais são sintetizadas pela flora bacteriana no intestino.

Vitaminas funcionam como "co-fatores" do metabolismo no organismo. Sem elas as reações metabólicas ficariam tão lentas que não seriam efetivas. Algumas vitaminas (C, E e A) também tem papel antioxidante diminuindo a ação nociva do radicais livres, como veremos a seguir.

Costuma-se considerar que para cada caso clínico de alguma deficiência de vitamina existam nove ou dez casos de carência nos estágios anteriores, tão difíceis de serem percebidos. A duração de todo o processo varia conforme a vitamina que falta : doses insuficientes de A transparecem após cerca de oito meses, enquanto um período quatro vezes menor pode ser o bastante para que a deficiência de vitamina C provoque o escorbuto, doença caracterizada por hemorragias.

Os atletas devem ficar de olho no consumo de B1 , B2 e niacina. Enquanto trabalham, os músculos produzem uma substância, o ácido pirúvico, que sem a vitamina B1 , transforma-se em ácido láctico. Este tem um efeito irritante, e é o responsável pelas dores musculares após o exercício físico. As vitaminas B2 e niacina agem na obtenção de energia em exercícios de baixa intensidade e longa duração.

Os corredores também devem ficar atentos à ingestão de vitaminas antioxidantes (C, E e beta-caroteno), pois seu organismo tende a produzir mais radicais livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário