UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia de SAÚDE

DORMIR MELHOR


Não consegue dormir ? Até para isso é preciso um quê de disciplina. Comece estabelecendo um horário, da mesma forma que você tem hora para ir à aula, para chegar ao trabalho...

Favoreça as condições de sono criando um ambiente acolhedor, confortável, escuro e o mais fresco possível. Vale um som suave de fundo, um aroma agradável, um ventilador para fazer o ar circular.

O ideal é que nosso ritmo se aproxime do ritmo da natureza: que o despertar acompanhe o amanhecer e que, com o cair da noite, comecemos a desacelerar.

Naturalmente, a luz estimula em nós a liberação de alguns hormônios “de vigília” e impede a liberação de indutores do sono. Nosso organismo trabalha muito melhor se menor for o conflito entre as informações internas e externas – corpo e ambiente.

Acostumou-se a deitar tarde, não consegue deitar cedo ? Levante antes da hora de costume por alguns dias seguidos e você vai ver se seu corpo vai ou não vai passar a pedir cama antes do usual !

É uma questão de tempo e de “treino”.Assim se modificam hábitos e costumes. Você estimula sua natureza e ela responde... naturalmente. Não complique !

Uma atividade física moderada, uma banana e um leitinho também vão muito bem !

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dia de FISIOLOGIA

DIGESTÃO


O alimento triturado e misturado com a saliva desce pelo esôfago e chega ao estômago, onde é misturado ao suco gástrico, repleto de enzimas, iniciando-se a digestão. O produto sai do estômago, passando pelo piloro, e chega ao intestino delgado. Recebe na porção inicial deste, o suco pancreático, liberado pelo pâncreas, e a bile, produzida pelo fígado, responsáveis pela digestão de carboidratos, proteínas e gorduras. A mucosa do intestino delgado secreta enzimas para a digestão final dos carboidratos - com quebra em glicose, proteínas em aminoácidos e gorduras em ácidos graxos, que são absorvidos pelo intestino delgado juntamente com íons como Na, K, Ca, Fe, etc.

A glicose é responsável pela produção e reserva de energia, através do glicogênio. Os aminoácidos formam proteínas, sendo construtores. Os ácidos graxos, no fígado, se traduzem em colesterol e fosfolipídeos.

O bolo alimentar segue para o intestino grosso, onde grande parte da água é absorvida e finalmente movimentada por peristaltismo intestinal até o ânus, onde será excretada.

Inicialmente - na boca - o alimento deve ser muito bem mastigado para facilitar a ação das secreções salivares e o posterior trabalho do estômago. Assim, cuide bem de seus dentes e mastigue, mastigue bastante.

Todo processo também fica mais fácil quando ingerimos muitas fibras vegetais.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dia de DIVULGAÇÃO

DIA MUNDIAL DE DOAÇÃO DE SANGUE


Todo dia é dia...
Mas esta data é consagrada ao estímulo da doação.
Dê algo de si, num gesto que acrescenta a quem recebe e a quem dá.

Doar sangue é um ato de solidariedade. 
Um pequeno gesto que pode salvar muitas vidas.
Há sempre alguém esperando por uma doação.

Procure o hemocentro mais próximo e se torne um doador de sangue.
Faça parte dessa corrente. 
Participe. Doe sangue.


.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia de FILOSOFIA

VIVENDO MELHOR


O que é felicidade ? O equilíbrio da mente ? A capacidade de lidar com as rasteiras que a vida dá, um estado de espírito ou algo escondido dentro de cada um ? Ninguém sabe ao certo defini-la, muito menos qual a receita para alcançá-la.

Desde que o mundo é mundo, poetas, filósofos, religiosos e mortais comuns tentam realizar essa proeza. Mas parece que ela está sempre escapando e que o vizinho sabe, indiscutivelmente, ser mais feliz. Apesar da eteriedade do tema, a ciência tem tentado se arriscar nessa busca e tem conseguido boas pistas.

Pesquisadores da Universidade de Missouri, Columbia (EUA), delinearam as necessidades psicológicas essenciais ao ser humano. Seriam elas : autonomia, competência, proximidade com outras pessoas e amor a si mesmo. O estudo levanta uma questão instigante: seria, então, possível ensinar a ser feliz?  A resposta é sim. Identificadas, essas necessidades podem ser realçadas no desenvolvimento pessoal, assim como as necessidades orgânicas de uma planta podem ser priorizadas para melhorar o seu desenvolvimento.  

A pesquisa torna evidente que os efeitos externos e concretos de uma ação provocam menos contentamento do que os sentimentos que ela desencadeia. Também indica que a capacidade de atingir o estado de graça ou felicidade suprema estaria mais ligada a um jeito especial ou disposição de observar e interpretar o mundo.

É possível produzir prazer em laboratório ( basta colocar eletrodos em determinada área do cérebro ), mas não felicidade, uma emoção muito elaborada.  Muitos buscam essa ilusão em drogas.  Assim se consomem, equivocadamente, muitos antidepressivos.  Felicidade é muito mais !

A questão vai além da matemática básica da rede neural. O que determina a capacidade de sentir prazer e bem-estar, além da química neural, é a personalidade - formada por temperamento, meio social, educação e genética. Um oriental, por exemplo, sofre de forma diferente de um latino. Pessoas ansiosas tendem a antecipar resultados negativos e a ter uma visão ameaçadora da vida. Uma criança criada num ambiente assim pode sofrer mais. O inverso também vale. Uma família otimista tende a passar para a frente esse comportamento.

O equilíbrio de neurotransmissores pode ser diferente nessas pessoas, mas a capacidade de sentir-se mais feliz e adaptado está ligada a fatores ambientais e de personalidade.

Se o equilíbrio químico do cérebro não garante felicidade, é certo que o contrário incomoda e muito. Não podemos desprezar a força dos hormônios – que alteram a ação dos neurotransmissores e o humor. A mulher tem variações diárias de hormônios. Uma depressão pode ser provocada pela queda do estrógeno, por exemplo. Nos homens, a testosterona regula a disposição para o sexo. Registra-se, ainda, a importância da dieta alimentar. A falta de vitamina B6, por exemplo, contribui para o desequilíbrio entre os neurotransmissores. “Felicidade também é o bom funcionamento do organismo.

Apesar do valor que se deve dar à saúde do corpo, há quem consiga sorrir até mesmo na doença. Para o contentamento que resiste à adversidade, psicólogos, e médicos defendem a mesma fórmula: autoconfiança e aceitação da realidade (o que não pressupõe acomodação pura e simples ).  Aceitar um fato é o primeiro passo para mudá-lo.

Há casos extremos em que a própria doença vira um atalho para a felicidade. O risco de estar com os dias contados e a sua superação acabam por fazer as pessoas reavaliarem seus valores e darem uma guinada em suas vidas.

As pessoas se iludem ao pensar que ser feliz é não ser contrariado. “Só os mortos não têm problemas”. Feliz não é aquele que não cai, mas o que sacode a poeira e dá a volta por cima.

A felicidade condicionada a fatores externos é artificial.  Se a felicidade viesse de fora, um acontecimento não geraria sofrimento em um e alegria em outro. Quase sempre colocamos nossa felicidade no que ainda não temos ou naquilo que não somos. A supervalorização das conquistas materiais nos faz entrar num ciclo de raiva, inveja, medo, apego a pessoas e coisas e até ao próprio sofrimento. O segredo estaria em viver com generosidade o momento presente, com o que temos e com o que somos, sem perder de vista os nossos sonhos.

A vida é dinâmica. Ora estamos por baixo – é o momento de aprender –, ora por cima – aí sim devemos comemorar. Dentro desta ótica, aquele que entende que a vida é cíclica seria mais feliz do que o que acumula vitórias.

Uma das razões para o eterno desapontamento é que as pessoas reservam o prazer ao bom resultado, desprezando o que o trabalho em si pode proporcionar. O pintor deve ficar feliz em pintar e não só em ver a casa pronta. Quase sempre o serviço é encarado como uma tortura e as pessoas dramatizam as mínimas dificuldades.

A melhor forma de lidar com os reveses é buscar perceber o que a vida está tentando ensinar.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dia de CAMPANHA

DOE SANGUE


Os hemocentros de todo país encontram dificuldade em captar doadores regulares, necessitando regularmente de quem os abasteça para que possam desempenhar seu papel. Muitas vidas dependem dessas doações. A sua também, talvez.

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários :
  • Gripe: aguardar 7 dias.
  • Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
  • Tatuagem nos últimos 12 meses.
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia de SAÚDE

CONTROLANDO OS LÍPIDES SANGUINEOS


Providências para controle dos lípides sanguíneos:

Além da alimentação adequada, a atividade física regular é importante para o controle das alterações dos lípides sanguíneos. Qualquer tipo de exercício, principalmente os que envolvem músculos grandes, realizado por pelo menos 30 minutos ao dia e regularmente, favorece a redução do LDL-colesterol e dos triglicérides e a elevação do HDL-colesterol.  

Orientações para controlar os níveis de lípides sanguíneos no dia-a-dia:
  1. Utilize leite e iogurte desnatados ou "light"
  2. Dê preferência aos queijos magros (frescal, ricota, cottage) e às margarinas cremosas ou halvarinas
  3. Prepare os alimentos utilizando óleos vegetais: milho, girassol e, principalmente, azeite de oliva e canola
  4. Cuidado com as frituras, principalmente as feitas com banhas e manteiga
  5. Varie as carnes, diminuindo o consumo das carnes vermelhas.
  6. Remova a gordura visível das carnes e a pele das aves, se possível antes do preparo
  7. Evite preparações que contenham: creme de leite, chantilly, maionese, chocolate, gordura hidrogenada, leite condensado
  8. Diminua o consumo de ovos e preparações com gemas
  9. Para o tempêro de saladas utilize óleo de oliva, vinagre e limão
  10. As massas devem ser acompanhadas por molhos vermelhos ou com vegetais
  11. Utilize o forno ou o microondas para o preparo de milanesas e empanados
  12. Dê preferência aos salgadinhos assados aos fritos
  13. Frios e embutidos à base de aves podem ser consumidos – com moderação
  14. Frutas em calda, picolé de frutas, gelatina, geléias, são isentos de colesterol 
  15. Ao compor a refeição, minimize o uso de alimentos industrializados em relação aos naturais
  16. Utilize sal com moderação
  17. Mantenha um peso saudável
  18. Torne-se mais ativo 
  19. Evite o tabagismo
  20. Se usuário de bebida alcoólica, faça-o com moderação.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dia de NUTRIÇÃO

COLESTEROL ELEVADO


Alimentos que produzem aumento do colesterol sanguíneo : os alimentos ricos em colesterol e/ou em gorduras saturadas.

O colesterol está presente exclusivamente nos alimentos de origem animal. Assim, todas as carnes e seus derivados, os frutos do mar, os miúdos, a gema do ovo, o leite e seus derivados (manteiga, iogurte, coalhada, queijos, creme de leite, chantilly) contêm colesterol.

As gorduras saturadas são encontradas em alimentos de origem animal: carnes, leite e derivados; alimentos industrializados: bolos, biscoitos recheados, chocolates, croissants, tortas, gordura hidrogenada, sorvetes cremosos; alimentos vegetais: coco, banha de coco, azeite de dendê.

Alimentos recomendados para controlar os níveis de lípides no sangue :
As gorduras insaturadas (monoinsaturadas e poliinsaturadas) diminuem o colesterol sangüíneo e devem ser utilizadas em substituição às saturadas. Ambas reduzem o LDL-colesterol ("colesterol ruim"), sendo que as poliinsaturadas tendem a reduzir o HDL-colesterol ("colesterol bom") também, enquanto as monoinsaturadas não reduzem ou até elevam esta fração do colesterol e, portanto, são mais recomendadas. As monoinsaturadas estão presentes em certos óleos vegetais, como o de oliva e de canola, nozes, avelãs, castanhas, amêndoas e no abacate. Quanto às poliinsaturadas, são encontradas em óleos vegetais como o de soja, milho e girassol e em margarinas cremosas e halvarinas. Os alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, tubérculos e cereais, não contêm nem colesterol nem gordura saturada, podendo ser consumidos em substituição aos de origem animal.

Alimentos que produzem aumento dos triglicérides sanguíneos :
Em certas pessoas, os triglicérides sanguíneos podem aumentar com o maior consumo de alimentos gordurosos. Entretanto, o mais comum é que esse aumento dependa da sensibilidade de alguns indivíduos aos açúcares e doces, às bebidas alcoólicas (independentemente se destiladas ou fermentadas), ou às massas e alimentos contendo amido. 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia ZEN

MEDITAÇÃO II


Posturas
Algumas das posturas da Hatha Yoga facilitam a prática da meditação. São as sentadas, com a coluna alinhada de forma natural, pois contribuem para uma melhor canalização da circulação energética e proporcionam a estabilidade física e o conforto necessários para uma harmonização psíquico-espiritual. Eis algumas delas:

·         Sukhâsana ou postura fácil:

Sente-se com as pernas unidas e esticadas. Utilizando as mãos, flexione a perna esquerda e leve o pé desta para baixo da perna direita. Em seguida flexione a outra perna e leve o pé direito para baixo da perna esquerda. Conserve o tronco na vertical.

·         Padmâsana ou postura de lótus:

Sente-se com as pernas unidas e estendidas. Leve o peito do pé direito a pousar sobre a coxa esquerda, de forma que a sola do pé fique voltada para cima. Depois, faça o pé esquerdo pousar sobre a coxa direita. Ambos os joelhos tocam o solo e apontam para frente. Os calcanhares pressionam o abdômen logo acima da região pubiana.

·         Varjrâsana ou pose do diamante:

Ajoelhe-se conservando os joelhos juntos e os pés esticados, de forma que a pernas se apóiem no solo. Os dedos dos pés ficam apontados para dentro e quase se tocam. Sente-se sobre as pernas, mantendo a cabeça alinhada e a coluna ereta, sem rigidez.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia ZEN

MEDITAÇÃO


Partindo do Silêncio

Não é uma tarefa simples afirmar o que é meditação.
As pessoas "compram" a idéia de que a meditação é uma técnica que as libertará de seus pesares e dores, executando uma entre tantas outras formas de meditação.
Dirão que o praticante deverá sentar-se em uma posição fácil e confortável e com a coluna ereta, relaxar o corpo, respirar em determinada freqüência, concentrar-se em um ponto, pensamento, imagem ou mantra e procurar, com esforço de sua vontade, criar um estado de atenção tal que a mente não fuja do objeto sob foco da atenção.
Assim tantos fracassam, desanimando-se após algumas tentativas. Abandonam, decepcionados, a grande via para a compreensão da realidade, acreditando-se incapazes para a tarefa.

A meditação é um estado natural da mente, ao qual se chega sem esforço da vontade, mas trabalhando com ternura e seriedade por estágios preliminares onde se estabelecem as condições necessárias para a maturidade de uma percepção e ação retas.
Devemos observar que o verdadeiro problema não é a conquista da atenção a qualquer preço, mas simplesmente fazer desaparecer a desatenção.

Podemos estabelecer uma nova relação entre a periferia da mente, onde ocorrem as distrações e o centro focal da mente. A mente das pessoas comuns divaga pela periferia, saltando de um pensamento para outro, obedecendo às leis de associação, sempre perdendo rapidamente o objeto focal, distanciando-se do centro de seu interesse produzido por um estímulo externo ou interno. A mente de algumas pessoas bem treinadas na arte da concentração, foca sobre um objeto qualquer e exclui todo o qualquer objeto da periferia, consumindo para tal prodígio grande quanto quantidade de energia; cria uma zona de grande conflito entre centro e periferia e, portanto, tensão. Quando damos as costas à margem, ao periférico, para olharmos para o centro, acabamos por olhar o periférico por outro ângulo; afinal o centro é um ponto, uma singularidade. Criamos, em verdade, uma dualidade centro-periferia, mente superior - mente inferior, mantendo-nos no jogo eterno da mente, que fraciona a realidade. 

A nova relação é um prestar atenção total às distrações da mente, perceber seu movimento do centro para a periferia e deste para o centro, sem conflitos, sem esforço, não há intenção nos movimentos. Neste estado há um total relaxamento da mente e a atenção acontece, dá-se por si mesma. Quando não há resistência à mente e a seus conteúdos, estes se esgotam por si mesmos, não é possível esvaziar a mente, a mente esvazia-se a si mesma. Surge um silêncio natural e fecundo. Neste estado a percepção acontece sem deformações produzidas pelos conteúdos da mente, não há reações nascidas dos condicionamentos adquiridos; pode-se agir retamente, pois a realidade é percebida em sua inteireza. Cada olhar é um novo olhar, nada é velho, tudo é sempre novo para uma mente inocente. é possível que você já tenha estado nesta condições, ainda que por uma fração de segundo.. talvez olhando uma flor orvalhada pela manhã, ou ao ver uma criança sorrindo, um crepúsculo, ou quem sabe o seu próprio rosto ao espelho; neste instante atemporal não havia feio ou belo, certo ou errado, espiritual ou material, passado ou futuro, havia apenas Vida... Vida em abundância.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia de NUTRIÇÃO

LIGHT & DIET


O termo "diet"  pode ser utilizado na rotulagem de alimentos para:

1) Dietas com restrição (enquanto sinônimo de ausência) de determinados nutrientes, como carboidratos, gorduras, proteínas ou sódio.

Inúmeros são os produtos destinados à dieta com RESTRIÇÃO DE NUTRIENTES, como aqueles especialmente formulados para diabéticos, ausentes de AÇÚCARES: GELATINA, GELÉIA, DOCE, REFRESCO, REFRIGERANTE e ADOÇANTE DIETÉTICO. 

Analisando os alimentos disponíveis no mercado, observa-se que há coerência da informação nutricional ao atributo diet, tendo em comum um conteúdo calórico (por porção) irrelevante. Variam apenas os tipos de combinações de edulcorantes. Deve considerar-se que o alimento diet, nestes casos, significa que é ausente em alguma coisa, não tendo aplicação geral. Por exemplo, observando-se   CHOCOLATE DIET, desenvolvido para diabéticos, pois restrito em açúcares, pode afirmar-se que são inviáveis para dietas de restrição calórica, já que o valor calórico (cal/por 100g) do produto diet (535 ± 12) têm valor similar  ou maior que o convencional (565 ± 15). 

2) Nos produtos destinados a dietas para controle de peso:
Ou seja, produtos especialmente formulados para suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinados a propiciar redução ou  manutenção do peso corporal, quando são utilizados em substituição às refeições; ou para ganho de peso, quando se utiliza-se como acréscimo às refeições. São exemplos os shakes e sopas diet.
Outros termos que substituem o diet : não contém,  livre,  zero,  sem,  isento de,  free,  no,  without.
 

O termo "light"  pode ser utilizado na rotulagem de alimentos para designar alimentos que se encontram em duas situações :

1) conteúdo absoluto, tratando-se de alimentos com baixos (lite,  low, leve,  baixo, pobre) teores de sódio, açúcares, gorduras, colesterol ou baixo valor energético, quando apresenta um valor máximo, definido como atributo baixo ou fonte, o qual está estabelecido na legislação, que o produto pronto para consumo deve apresentar.
Por exemplo, um produto é light em açúcares, caso contenha o máximo de 5g/100g; em sódio, se contiver no máximo 120 mg/100g; etc.

Alerta para os adoçantes light, quanto ao risco de utilização por diabéticos. Eles contêm açúcares!

2) conteúdo comparativo, para teores reduzidos (lite, leve) de sódio, açúcares, gorduras, colesterol ou calorias, quando comparados a alimentos similares  de  um mesmo fabricante ou de valor médio de três produtos similares conhecidos da região. 
A comparação deve atender uma diferença mínima de 25%  do nutriente e/ou calorias em questão, observando-se ainda um valor absoluto mínimo correspondente ao respectivo atributo fonte ou baixo. Para gorduras, considera-se ainda o % calórico que representa no valor energético total (VET) do alimento.
     Por exemplo, um produto é reduzido em gorduras saturadas, caso apresente, em sentido comparativo ao convencional ou similares: uma redução mínima de 25% / uma diferença maior que 1,5g/100g do produto sólido ou 0,75g do líquido / a energia proveniente destas gorduras saturadas não deve ser maior que 10% do VET .

É fundamental explicitar para qual nutriente o atributo é aplicável. A utilização do termo light, por si só, não é suficiente para compreensão da identidade do produto. 
Por exemplo, é significante a oferta de pães de forma, contendo a declaração light. A que se aplica? Sobre gorduras? Certamente, pois os produtos convencionais têm apenas 2,9 ± 0,8 g/100g, ou seja, menos que os 3g permitidos para o atributo baixo, em conteúdo absoluto. Quanto às calorias, não se observam diferenças. Vejamos o valor calórico (cal/por 100g) de alguns produtos do mercado: light - 242,6 ± 13,5; convencional - 261,6  ± 9,5. Assim sendo, a interpretação pode até valer para aqueles que fazem restrição de gorduras totais, mas não para aqueles interessados em restrição calórica.
Este mesmo raciocínio é aplicável ao macarrão. A declaração light do produto D’aosta, com glúten - parafuso e espaguete, contendo médias de 335 Kcal, 1,05g lipídios e 60g glicídio, só se aplica ao conteúdo absoluto de gorduras totais.
Às vezes, os dois atributos são aplicáveis: os IOGURTES desnatados são passíveis de declarar o atributo diet em lipídios totais ( < 0,5g/100g), tratando-se de conteúdo absoluto; e light, quando se referem às calorias.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dia de ADMINISTRAÇÃO

INTENÇÃO SEM AÇÃO É ILUSÃO


O querer pede o agir.
Desejar não basta para a realização.
Querer pede planejamento e comprometimento.
Comprometimento pede disciplina.

Há sempre alguma tensão entre o desejado (agora) e o desejável (futuro).

À medida que caminhamos em direção aos objetivos, naturalmente surgem “novidades” (positivas e/ou negativas) que requerem que reajustemos nosso foco.

É importante notar que o que se vislumbra para o futuro, por mais promissor que seja, não tem o mesmo “brilho” do imediato = o imediato seduz. Por isso tendemos a lhes dar valores tão díspares.

Para dar valor aos futuros resultados, em sua devida magnitude, é preciso que ele seja posto em foco e mentalmente realçado, de modo a fazer frente ao presente que se faz saliente.

Manter, no presente, a atenção para a ação:
 isso confere disciplina e comprometimento, gera ação e encaminha aos resultados.

Intenção sem ação é ilusão.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia de PSICOLOGIA

RELAÇÕES - POSSE & PODER


Geralmente não nos satisfazemos em ter parte de algo, queremos ter o todo, ter tudo. A lição de dividir é uma das mais difíceis de aprender, de incorporar. Pior quando envolve pessoas. Pior quando as entendemos como coisas, objeto de controle e de posse.

Temos dificuldade em administrar o convívio sem sucumbir à tentação de domínio, sem tentar fazer dos parceiros uma parte de nós. De algum modo tentamos colocá-los sob nosso julgo, de forma que sejam parte de nossas vontades e nossa natural extensão. É uma maneira de nos sentirmos fortes. É alimento que não nutre, não sacia... mas vicia.

O controle parece nos fazer poderosos. O comando e a posse se confundem com sentimentos de superioridade e invulnerabilidade. São irreais. Promovem satisfação e conforto momentâneos, que não se sustentam. E pedem mais. E pedem sempre. E cobram. E asfixiam. E saturam. Falta equilíbrio, falta respeito!

As relações de posse só existem à custa de alguém, em detrimento do outro. Não são relações naturais de doação e troca, mas de cobrança e recriminação. Perduram até o momento em que entendemos que podemos ser um mais forte sendo dois unidos, sem anular alguém.

Deixam de existir a partir do momento em que compreendemos (e aceitamos) que ninguém nos pertence, quando percebemos que dividir não tira, mas acrescenta... e que muitas vezes é preciso ceder para somar.
Para sermos fortes não precisamos de um outro ser diminuído. Posse não é poder!

O verdadeiro poder é apoderar-se de si... buscando crescer.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia de NUTROLOGIA

RADICAIS LIVRES


São moléculas instáveis, cujos átomos possuem um número ímpar de elétrons – e o elétron prefere estar acompanhado. Quando isso não acontece, a molécula incompleta é capaz de capturar elétrons de qualquer outro átomo, para recuperar o número par.

Uma parte do oxigênio que respiramos se transformam em radicais livres. Anarquistas do organismo, esses radicais reagem com tudo o que encontram pela frente para roubar um elétron. E a molécula roubada, então, também passa a ser um radical livre. Esses radicais estão ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento.

Algumas moléculas instáveis de oxigênio (radicais livres) são benéficas pois atuam no combate à inflamação, matam bactérias, e controlam o tônus dos "músculos lisos".

Para evitar a ação danosa, o organismo produz antioxidantes que engolem os radicais livres em excesso.

Alguns antioxidantes ingeridos ajudam no combate aos radicais livres. Os mais importantes são as vitaminas C, E e o beta-caroteno.

Alimentos de maior poder antioxidante :
Pos.VegetaisFrutas
1RepolhoMorango
2BeterrabaAmeixa
3Pimenta vermelhaLaranja
4BrócolisUva
5EspinafreMaçã
6BatataTomate
7MilhoBanana
8Pêra
9Melão

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dia de CAMPANHA

DOAÇÃO DE SANGUE - ORIENTAÇÃO
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve:- Apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
- pesar mais de 50 Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários: - Febre- Gripe ou resfriado- Gravidez- Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias- Uso de alguns medicamentos- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Cirurgias e prazos de impedimentos:  - Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.
Impedimentos definitivos:- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária
Intervalos para doação:
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Doe sangue com responsabilidade Você sabe o que é janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite...) e a sua detecção nos exames laboratoriais.
No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.
A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.
Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para Aids. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita.
Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997 
Cuidados pós-doação- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
- Aumentar a ingestão de líquidos
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dia de DIVULGAÇÃO

CAFEFILOLONDRINA


O CAFÉ FILOSÓFICO é um encontro de amigos, em local público, onde todos são estimulados a participar da reflexão filosófica, independentemente de seu conhecimento sobre filosofia.

De modo informal, visa estimular o livre pensar, a respeitosa convivência humana e a educada discussão dos temas do universo filosófico, de modo a proporcionar-nos sua maior vivência prática.

Acontece quinzenalmente, às sextas-feiras - 20:00.

O tema desta semana é "primeiro sentimos, depois julgamos".

Cogito ergo sum
Rua Walter Zamarian, 322 - Boa Vista - Londrina
 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dia de NUTRIÇÃO

VITAMINAS... e ATIVIDADE FÍSICA


Vitaminas são substâncias necessárias para o metabolismo no organismo, mas que não podem ser produzidas em nosso corpo. Assim, elas são obtidas através de alimentos, bebidas ou suplementos. As exceções são a vitamina D, que é sintetizada no organismo em uma escala limitada, e as vitaminas B12 e K, as quais são sintetizadas pela flora bacteriana no intestino.

Vitaminas funcionam como "co-fatores" do metabolismo no organismo. Sem elas as reações metabólicas ficariam tão lentas que não seriam efetivas. Algumas vitaminas (C, E e A) também tem papel antioxidante diminuindo a ação nociva do radicais livres, como veremos a seguir.

Costuma-se considerar que para cada caso clínico de alguma deficiência de vitamina existam nove ou dez casos de carência nos estágios anteriores, tão difíceis de serem percebidos. A duração de todo o processo varia conforme a vitamina que falta : doses insuficientes de A transparecem após cerca de oito meses, enquanto um período quatro vezes menor pode ser o bastante para que a deficiência de vitamina C provoque o escorbuto, doença caracterizada por hemorragias.

Os atletas devem ficar de olho no consumo de B1 , B2 e niacina. Enquanto trabalham, os músculos produzem uma substância, o ácido pirúvico, que sem a vitamina B1 , transforma-se em ácido láctico. Este tem um efeito irritante, e é o responsável pelas dores musculares após o exercício físico. As vitaminas B2 e niacina agem na obtenção de energia em exercícios de baixa intensidade e longa duração.

Os corredores também devem ficar atentos à ingestão de vitaminas antioxidantes (C, E e beta-caroteno), pois seu organismo tende a produzir mais radicais livres.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dia de TERAPIA

SOLIDÃO, VAZIO, INSATISFAÇÃO PESSOAL


Podem vir da não aceitação de si mesmo : o que pode levar a formas de fuga ( que vão de trabalhar demais até beber, jogar, comer muito... ).

Podem vir também da ausência de valores ( bondade, solidariedade... respeito ) : que também preenchem nosso interior, nos realizam e eliminam a solidão.


Melhorar requer ATENÇÃO
Melhorar requer INTERROGAÇÃO, AUTO AVALIAÇÃO :

Questionar  à entender  à modificar à transformar

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dia de ENDOCRINOLOGIA

ÍNDICE GLICÊMICO


O índice glicêmico é um sistema numérico que indica como um carboidrato eleva o açúcar do sangue circulante.

Uma
refeição rica em carboidratos com alto índice glicêmico, leva um rápido aumento na concentração de açúcar no sangue, sendo que isto geralmente ocorre de imediato. Portanto, estes alimentos devem ser consumidos durante e depois de uma atividade física,
e antes em casos de atividades rápidas e intensas.

Este aumento
pode reverter-se em reação de hipoglicemia
(< 40-50mg %), ou baixo nível de glicose sanguínea. A hipoglicemia pode prejudicar a função normal do cérebro, embora esta condição clínica seja bastante rara. Na população em geral nota-se uma hipoglicemia transitória em caso de exercícios de endurance prolongado.

Os alimentos de baixo índice glicêmico devem ser consumidos antes das atividades físicas de longa duração, em caso de diabetes e regime para emagrecimento, já que estes possuem uma ação lenta na elevação da glicose sangüínea.

A conservação do
nível normal de glicose no sangue (70-110mg %) é muito importante para o próprio metabolismo, sendo que isto pode ser feito através de uma alimentação que apresente
carboidratos nas diferentes refeições. É importante ressaltar que a glicose sanguínea em excesso pode ser armazenada no tecido adiposo na forma de gordura. Esta situação pode ocorrer em dietas ricas em carboidratos e outros nutrientes, onde as calorias excedem a energia exigida pelo corpo.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dia de SAÚDE

SOBRE O SONO II


Noites mal dormidas podem acarretar :

A curto prazo

Cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alteração de apetite, alterações repentinas de humor, alterações mentais, diminuição da memória de fatos recentes, criatividade comprometida, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão de raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

A longo prazo
 
Envelhecimento precoce, obesidade, falta de vigor físico, perda de tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, aumento do risco de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica de memória.

É importante buscar meios para ter quantidade e qualidade de sono adequados.

Boa alimentação, ambiente escuro e tranquilo, abstinência de álcool, cafeína e estimulantes à noite, terapias relaxantes precedendo o deitar... são alguns dos favorecedores do bem dormir.   

"Se as pessoas soubessem o que acontece no organismo privado de sono, dariam a este tema uma atenção especial ".

O que acontece em cada fase do sono :

Fase 1 ( sonolência ) - Melatonina é liberada, induzindo o sono.        
Fase 2 ( sono leve ) - Ritmos cardíaco e respiratório diminuem, músculos relaxam, e a temperatura do corpo cai - 45% do sono.
Fase 3 e 4 ( sono profundo ) - Pico de liberação de GH e da Leptina; início da liberação do cortisol, até atingir seu pico no início da manhã - 45% do sono.
Sono REM - É o pico de atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos.  O relaxamento muscular atinge seu ápice, aumentam as frequências cardíaca e respiratória - 10% do sono. 
                           
Durante uma das fases do sono - REM - as coisas aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas no cérebro. A memória de curto prazo é processada e transformada em conhecimento. Se esse período é diminuído pode-se ter grande comprometimento do aprendizado.

*Cada ciclo é repetido de 5 a 6 vezes durante as  8 horas de sono.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de SAÚDE

SOBRE O SONO


Todo mundo sabe que dormir oito horas por dia é um hábito saudável. O que poucos sabem é que descumprir essa regra simples envelhece, facilita o acúmulo de gordura, propicia o surgimento de infecções e aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. Os efeitos imediatos de uma noite mal dormida, como mau humor, raciocínio lento e diminuição de coordenação motora, não são psicológicos.

A comunidade industrializada vive uma endemia de privação de sono. E quem dorme pouco costuma alardear o feito com orgulho. Os efeitos disso são cada vez mais estudados e surpreendentes.

Tomografias do cérebro de jovens privados de sono mostram redução de metabolismo nas regiões frontais ( responsável pela capacidade de planejar e executar tarefas ) e no cerebelo ( responsável pela coordenação motora ). Estudo realizado pela Universidade de Stanford ( EUA ), mostra que dormir pouco tem efeito psicomotor semelhante à embriaguez leve. Pessoas que não dormiam há 19 horas cometeram mais erros do quem apresentava 0,8g de álcool por litro de sangue - o equivalente a 3 doses de uísque.

A longo prazo, a privação de sono pode comprometer seriamente a saúde. É no período noturno que hormônios importantes ao funcionamento do corpo - como leptina, hormônio do crescimento e cortisol - são secretados. Dormir pouco "bagunça" seu ritmo de liberação e o corpo sente os efeitos.

O hormônio do crescimento ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Seu pico de secreção ocorre na primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia  hora após a pessoa dormir. Estudo da Universidade de Chicago, publicado no ano passado, mostra que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, conseqüentemente, a secreção desse hormônio. Tem-se feito reposição hormonal para suprir a falta do GH ou diar o envelhecimento, o que é bastante caro e acarreta outros efeitos, colaterais.

A leptina, hormônio que atua no controle da sensação de saciedade, é produzida em menor quantidade nas pessoas que dormem insuficientemente. Resultado : o corpo sente necessidade de ingerir alimentos além da conta - comprovado pela Universidade de Chicago.

As chances de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares também aumentam. Estudo publicado na revista Lancet, mostraram que homens que dormiram 4 horas por dia, em uma semana, apresentaram intolerância à glicose - estado pré-diabético. A falta de sono inibe a produção de insulina pelo pâncreas e altera a liberação de cortisol. Essa queda aumenta também os riscos de infecção e doenças cardiovasculares. A capacidade de combater infecções é duplamente comprometida porque a quantidade de glóbulos brancos no sangue é outra função afetada pela falta de sono.

E não basta dormir as horas recomendadas. É preciso dormir bem essas horas. A qualidade do sono é tão importante quanto a quantidade.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia de TERAPIA

ATITUDE DE DEFESA


Querer impor sempre nosso ponto de vista e não estar aberto à opinião do outro podem ser formas de defesa.

Ter abertura é sinal de equilíbrio e de bom funcionamento psicológico.

Vivemos em sociedade. Precisamos bem viver em comunidade.

Cada um tem um modo próprio de ver as coisas. Não devemos transformar um modo de ver em um modo de impor, um modo absoluto de ser. Isso se cristaliza e a possibilidade de outras alternativas nem sequer é percebida.

É importante estar aberto a outras possibilidades e distinguir nosso EU de nossos modos, hábitos e potencialidades.

Na vida adulta o que mais reafirma a própria identidade é a percepção do outro e seus limites: o mundo não é só seu, não gira a seu redor... e respeito é importante