BOM HUMOR
Bom humor e emoções positivas fortalecem o organismo.
Exercitar a alegria é um bom caminho para viver bem e envelhecer bem. A importância do bom humor e dos sentimentos positivos está documentada cientificamente. Um dos trabalhos mais importantes a respeito do assunto foi conduzido por pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos. Seus resultados mostram que nossas expectativas em relação à velhice determinam o modo como envelheceremos. A conclusão é que o impacto do otimismo sobre a longevidade equivale aos benefícios de não fumar e manter o colesterol e a pressão arterial em patamares saudáveis.
Os primeiros estudos sobre a importância do bom humor para a saúde datam do fim da década de 70. Um dos marcos dessa nova frente de investigação da medicina foi o lançamento, em 1979, do livro A Anatomia de uma Doença.
As emoções positivas inibem a produção de dois hormônios que, em excesso, são extremamente danosos à saúde. Essas substâncias rebaixam as defesas do organismo, propiciando o aparecimento de infecções e dificultando o tratamento de uma série de doenças, inclusive a recuperação de infartos. Em grandes quantidades, elas também elevam a pressão arterial, facilitando a manifestação de problemas cardiovasculares.
A negatividade, por sua vez, justamente por estimular esses hormônios, tem o impacto de uma bomba atômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário