UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia de FILOSOFIA

DESAFIOS


O que é viver senão criar, enfrentar, superar desafios ?
Do desafio de construir-se no ventre materno ao de abandoná-lo, do desafio de firmar os primeiros passos ao de locomover-se sobre rodas, são infinitos e estão embutidos - frequentemente velados - nas ações e emoções do viver. 

Quais nossos maiores desafios ? Podem ser tantos, e tão diversos !... Difícil listar. Momento a momento se apresentam, dominando nossa atenção, sentimentos e sentidos de formas tão variáveis ! São diferentes, geração a geração, de fase a fase em nosso processo de maturação. São diversos ao longo de um ano, um mês, um dia.

Conscientemente ou não, enfrentamo-los por questão de sobrevivência. Usamo-los como estímulos ou veículos de recompensa. São um meio de evolução e de felicidade – coisas que confluem e se fundem.

Desafios acrescentam. Podem subtrair nossa tranquilidade, nossa energia, nosso tempo, por algum tempo, mas são estimulantes potentes de crescimento, vitaminas de valores.

Carentes de motivação, também os criamos. Para nos sentirmos vivos procuramos desafios. Para ir adiante tentamos superá-los. Buscamos dominar o tempo, controlar coisas, subjugar pessoas, afastar doenças... vencer.

Construímos nossos dias, nossas vidas, nosso mundo buscando formas, criando meios de ser feliz.Todos os muitos desafios são na verdade um só: o da felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário