COMO COMER/O QUE COMER - Um pouquinho mais a respeito
Em termos de qualidade, algo que é muito bem vindo, sem dúvida, é diminuir é o volume de gorduras. Se possível, por exemplo, deixar as frituras de lado. Elas dobram o volume calórico do alimento e não são boas companheiras do estômago, nem vesícula, nem sistema cardiovascular... amigas apenas de pneuzinhos e enfartos. Nessa roda também encaixam-se os doces com cremes e farinhas. Precisamos das gorduras para a absorção de algumas vitaminas mas a quantidade é mínima e pode vir de outras fontes mais saudáveis que não frituras e cremes.
Um alimento que pode ser muito útil é a gelatina. Pode ser uma boa aliada, protegendo a mucosa gástrica e aumentando a saciedade. Pode-se ingeri-la entre as principais refeições, no lugar das frutas - como sobremesa, ou quando surgir o apetite fora de hora.
Mas o uma grande aliada nessas horas é mesmo a água. Passe a ingerir muuuita água ! Sempre e aos poucos, para que a aproveite e não simplesmente a elimine. Além de desintoxicar seu organismo, facilita o funcionamento intestinal e promove saciedade. Quando pensar em comer... beba água. Os centros da fome, sede e saciedade ficam muito próximos no cérebro. Podemos facilmente "enganá-los".
Se, de vez em quando, quiser ou tiver que comer um sanduíche no lugar de um almoço ou jantar habitual, não há problema. Escolha um sanduíche com pão integral, com verduras, legumes e sem frituras. Se não conseguir se privar de proteína animal, sanduíches com queijo branco ou filet de frango grelhado vão bem. Melhor ainda se conseguir anteceder o sanduíche com um belo prato de verduras !... Comendo de-va-gar, bem de-va-gar !
Relembrando :
Mantenha intervalos regulares de alimentação.
Tome muito líquido... fora das refeições.
Coma lentamente, degustando tudo e com atenção ao que está comendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário