A mistura de carnes e massas é uma faca de dois gumes. Lentifica o processo digestivo, não sendo a melhor combinação para quem tem problemas de má digestão.
A essas pessoas indica-se separar tais grupos, comendo carne + verduras numa refeição e massa + verduras em outra. Em contrapartida, exatamente por lentificar a digestão, mantém-nos saciados por mais tempo. Então, se em pequenas quantidades, a mistura pode ser utilizada com esse objetivo.
Dentro desse mesmo princípio, podemos usar a mistura de fruta e proteína. A digestão da fruta, isoladamente, é bastante rápida, por isso logo sente-se novamente vontade de comer. Na companhia de proteína permanece mais tempo no estômago, prolongando a saciedade. Esse recurso vai bem para lanches intermediários às principais refeições porque se compõem de pequenas porções, não prejudicando o processo digestivo.
Note-se que não estamos, agora, falando de melhores combinações nutricionais. Em tese, o melhor seria ter todos os grupos numa só refeição, garantindo o aporte dos mais variados nutrientes (essa provavelmente seria a orientação de uma nutricionista). Mas pensemos um pouco: - você come uma só vez por dia ? – Não. Então é perfeitamente possível receber esses nutrientes, divididos entre as várias refeições, através de combinações que também favoreçam outros aspectos além do nutricional.
Para quem deseja emagrecer, sentir-se saciado sem ingerir grandes quantidades de alimento é fundamental. Aí, combinações como mencionadas acima são bastante úteis.
Facilitar a digestão através de boas combinações também diminui a produção de toxinas, e um organismo “intoxicado” não funciona bem. Diferentes enzimas atuam sobre os diferentes grupos de alimentos. Separá-las é facilitar seu trabalho: elas não entram em conflito, trabalham melhor.
Assim, para quem apresenta dificuldades digestivas ( lentidão, flatulência...) o mais indicado é comer frutas isoladamente; assim como carbohidratos e proteínas separadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário