UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dia de ADMINISTRAÇÃO

ATENÇÃO AO COMER


A digestão começa efetivamente na boca e é indispensável que o alimento fique o máximo possível dentro da cavidade oral antes de ser deglutido. Do contrário sua absorção não será a ideal e com mais facilidade ele será transformado nas indesejáveis "reservas".

Há várias razões bioquímicas, metabólicas e neurológicas para que os alimentos sejam degustados. Mastigar lentamente é, além de tudo, uma bela forma de prazer ! E essa é uma palavrinha quase mágica. O cérebro dá diretrizes diferenciadas ao processamento de tudo que fazemos com prazer. Nossos corpos respondem objetivamente a essa sensação : a saciedade pode ser antecipada se degustamos os alimentos. Por isso, em primeiro lugar, passe a comer mais devagar. Bem mais devagar !... Degustando...

Se o alimento é engolido sem a ação químico-enzimática oral, ele não será adequadamente digerido. Se, ao contrário, seu processamento começar efetivamente na boca, todas as outras etapas a seguir serão facilitadas, todo o processo digestivo será otimizado e o metabolismo se beneficiará enormemente com isso.

As refeições devem delinear-se rituais... ou quase isso : hora de comer é hora de comer, com a atenção voltada apenas à comida.

Nosso corpo, como nós, tende à preguiça. Sem bons motivos para trabalhar rápido, trabalhará devagar. Se dinheiro caísse do céu, você se esforçaria em tarefas para alcançá-lo ? Pois é. Nosso corpo age mais ou menos da mesma forma. Se não instalarmos mecanismos para que ele se ative...

Um mecanismo para ativar o metabolismo, otimizando o gasto de energia é,o fracionamento da dieta. Esta conduta incrementa o gasto energético corporal, ajudando a gastar as "reservas". Consiste em dividir as calorias de um dia em múltiplas frações, ou seja, fazer mais e menores refeições.

O intervalo ideal é variável de pessoa para pessoa mas uma boa medida é não passar mais de quatro horas sem ingerir algo. Um intervalo de três horas se encaixa muito bem para a maioria. Você deve dar a seu organismo algum ( não muito ) combustível para que ele se mantenha sempre trabalhando e você não sinta fome.

O ideal é que com o passar do tempo os hábitos sejam alterados, com uma troca por elementos mais naturais e saudáveis. Mas isso não precisa ser feito de uma hora para a outra.

Cuide para não ingerir muito líquido com os alimentos sólidos ( em refeição alguma ). Isso interfere na bioquímica da digestão.

Se você se dispuser a sentar e degustar calmamente uma fruta ou outro alimento qualquer, sem dúvida alguma, será muito mais saboroso ! Comer correndo é adoecer aos poucos. Em vários sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário