UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia de NUTRIÇÃO

CÁLCIO


O cálcio é fundamental para a nossa estrutura óssea, dentes, regulagem dos batimentos cardíacos e a prevenção de coágulos. Participa também na redução da pressão arterial. Mas sua função principal é de neutralizar a acidez no sistema. Quem come muita comida de digestão ácida, como carnes, ovos e laticínios, ou seja, proteína animal, precisa de muito cálcio para neutralizar a acidez que se forma no estômago.

Consegue-se obter suficiente cálcio através da alimentação ? Na realidade, a alimentação correta é a única forma de prevenir todas as doenças degenerativas resultantes da falta de cálcio.

São muitas as fontes de cálcio utilizável pelo corpo. Ele é abundante no brócolis, caruru, castanha-do-pará, frutas frescas, verduras de folhas escuras, alface, couve, repolho, salsa, rabanete, nabo cru, espinafre cru, aspargo, feijão, lentilhas e arroz integral, na couve-flor, em todas as nozes e sementes, principalmente em amêndoas e sementes de gergelim, e também nas frutas secas, como figos, tâmaras e passas, leite de soja, etc. É nestes alimentos que se adquire todo o cálcio do qual o corpo necessita.

O leite não é a melhor fonte. O corpo humano não consegue absorver todo o cálcio do leite de vaca por ele estar ligado à caseína. A pasteurização e o processo de homogeneização degradam o cálcio do leite e o impedem se ser utilizado pelo organismo. O corpo precisa gastar essa mesma quantidade de cálcio para neutralizar a acidez e os mucos ácidos gerados pelo leite ingerido. O povo que bebe mais leite é o norte-americano, mas é ele que tem a mais alta incidência de osteoporose no mundo.

E os suplementos de cálcio ? Somente devem ser usados em situações de emergência e sob orientação médica. Eles sempre são produzidos na forma composta, sendo eliminados pelo corpo em sua maior parte. O nosso organismo necessita de átomos de cálcio. Quando se ingere um suplemento composto, como o "carbonato" de cálcio, o corpo precisa fazer a separação dos dois, cálcio do carbonato. Nesta reação química produzem-se radicais livres.

É bom saber que refrigerantes, geralmente, contêm ácido fosfórico, além de conservantes, corantes, aromatizantes e outros acidulantes químicos. Sabe-se que o excesso de ácido fosfórico no organismo interfere na habilidade do corpo de assimilar o cálcio dos alimentos, ou seja, inibe a absorção do cálcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário