Funcionais ou nutracêuticos que são alimentos que, além de cumprirem sua função nutricional básica, contêm compostos que trazem benefícios à saúde, assim como podem auxiliar na redução de doenças crônico-degenerativas.
Todo alimento natural (não processado industrialmente) pode ser classificado como "funcional", já que contém, em doses variáveis, componentes essenciais à nossa saúde, como vitaminas, minerais, enzimas, fibras - porém, certos alimentos contém, além destes, outros componentes com grande capacidade protetora da saúde. É o caso, por exemplo, do extrato de alho, da semente da linhaça, dos cereais, da soja, dos vegetais da família dos crucíferos, dos produtos lácteos com bacilos vivos - que têm recebido mais ostensivamente o "status" de alimentos funcionais.
ANÁLISE - ALIMENTO FUNCIONAL X NÃO FUNCIONAL - Ex: ARROZ INTEGRAL X ARROZ BRANCO :
O ARROZ INTEGRAL é envolto por uma película que é justamente o que o mantém integral. Esta película segura o germe do grão que juntos formam uma dupla designada FARELO. Os farelos são ricos em vários compostos ativos, entre eles as fibras (que estimulam o funcionamento intestinal), os fitatos (que protegem o organismo do depósito de chumbo), os ácidos graxos insaturados, as proteínas e vitaminas B1 principalmente. Podemos considerá-lo um alimento funcional.
O ARROZ BRANCO, por sua vez, não contém esta película porque ela foi retirada no processo da refinação. Portanto, este arroz não contém farelo, não podendo ser indicado como alimento funcional
Alguns alimentos que contêm substâncias biologicamente ativas :
- Farelos (trigo, aveia, arroz) - ricos em fibras - estimulam funcionamento intestinal, reduzem o colesterol.
- Chá verde (green-tea) - rico em polifenóis - previnem o câncer e doenças do coração.
- Vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor) - grandes quantidades de glicosinolatos - previnem o câncer.
- Peixes de água fria (atum, salmão) - ricos em Ômega 3 - reduzem colesterol e doenças do coração.
- Frutas cítricas - ricas em limoneno - previnem o câncer, fortalecem o sistema imunológico.
- Alho, cebola - contem alicina - estimulam o sistema imune, varredores de radicais livres, reduzem colesterol e triglicérides.
- Produtos lácteos (iogurte, queijo, ricota) - pré e próbióticos - melhoram a flora bacteriana.
- Linhaça - contem lignana - modulam o sistema imune, reduzem colesterol e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.