HIDRATAÇÃO
Água, em nossos corpos, é combustível, lubrificante, sabão...
Proporciona os meios para absorção de nutrientes, limpa o organismo de impurezas, é fundamental ao equilíbrio celular e, portanto, de todos os tecidos. Beber água é importante como respirar. Prenda a respiração por alguns instantes e não se vai sentir bem. Pois é mais ou menos assim que devem sentir-se as células mal-hidratadas: maltratadas.
A maioria de nós não ingere o volume de líquido que deveria, da forma adequada. As necessidades não são as mesmas de pessoa para pessoa, dia para dia. O volume ideal varia de acordo com idade, atividade, temperatura ambiente.. mas observando nossa diurese e funcionamento intestinal podemos ter boas pistas a respeito. A urina saudável deve ser límpida, clara. Uma urina de cor amarelo-forte está concentrada. Na ausência de queixas urinárias indica que é preciso aumentar a ingesta líquida.
Importante ter em mente que se o intestino absorver bastante água o bolo fecal se formará melhor e o peristaltismo, ou seja, o movimento de empurrar as fezes, será facilitado - algo indispensável à saúde intestinal e à boa forma.
Interesante saber também que, no cérebro, os centros reguladores da sede e da fome são vizinhos. Comunicam-se e podem "desentender-se", confundindo esses dois tipos de mensagens. Com alguma frequência interpretamos desidratação como fome... comendo sem necessidade.
Para o ideal aproveitamento a água deve ser ingerida aos poucos, ao longo de todo dia. Assim é utilizada e eliminada de modo equilibrado.
Encare-a como um elixir: pense nela como algo especial. Dê-lhe o charme de bebida chique. Dê a ela o status que merece.
Seu corpo, hidratado, agradece !
Nenhum comentário:
Postar um comentário