NA VIDA
Em tempos de escola, física talvez fosse um esforço... mas, praticamente, é ferramenta eficaz ao entendimento de boa parte do dia-a-dia.
Atentemos à terceira Lei de Newton: " a toda ação corresponde uma reação igual, em sentido contrário". Apliquemo-la aos relacionamentos: grite e a tendência é receber grito de volta, acaricie e um carinho será a resposta mais natural, faça cara feia e provavelmente é também o que se delineará do outro lado...
Mais interessante que observar a resultante da operação é notar como ela se processa e o poder que pode conferir. O bom observador dessa lei deixa de ser passivo, um mero receptor. Ele passa a gerenciar a lei a seu favor, alterando sua ação de forma a tentar promover a reação desejada. Se de sua ação deve resultar uma reação correspondente, "similar", então sua ação pode "encaminhar" a reação nesse sentido.
Você não gosta da forma como alguém fala com você ?
Que tal experimentar uma mudança na forma de falar com ela ?!
As reações que vem recebendo não são as que mais gostaria ?
Que tal alterar seu modo de agir, buscando outras vias, procurando alternativas ?!
Muitos passam a vida esperando que o outro mude sem admitir fazer concessões, dar sua parcela de colaboração. Muitos não admitem mudar, sendo a mudança um investimento... e não rendição.
Se, através da forma de agir, podemos influenciar a forma de agir alheia, isso é poder !... Que deve ser usado para o bem de ambos, do relacionamento. Para tanto nos é demandado exercê-lo primeiramente sobre nós mesmos, modificando alguns de nossos comportamentos.
Se cruzarmos os braços, sendo inflexíveis... é isso que a Lei de Newton diz que receberemos de volta.
O que parecia um emaranhado de fórmulas é vida !
Nenhum comentário:
Postar um comentário