ATOR OU REATOR ?
O que o faz sentir-se mal ? O que o faz sentir-se bem ?
Pense na origem dessas sensações. O que as desencadeia ? Que elementos são necessários à sua promoção ?
Agir é gerar ação. Reagir é responder a uma ação externa, de outrem.
Agir é ativo. Reagir é passivo, é consequência.
Ao nos sentirmos bem ou mal em relação a algo não gerado por nós estamos reagindo. Quando realizamos algo buscando alcançar um determinado estado estamos agindo. Neste caso somos os promotores da ação geradora da sensação. Perceba a diferença: estamos agindo para gerar, somos sujeitos da oração.
E onde, exatamente, resite essa distinção ? Na consciência do desejo e prática da ação, com objetivo de promover a sensação. A equação é outra. De seres que reagem automaticamente, sob comando exterior, passamos a seres criadores, produtores, seres que se comandam : seres de poder !
As reações automáticas dão-se seguindo uma programação interna, de acordo com o banco de dados de cada um e o modo pelo qual o novo estímulo o mobiliza. Não são pensadas, ponderadas antes de serem emitidas. Nesses momentos somos passageiros da situação, não seus motoristas.
Quando se trata de nosso bem-estar é melhor ser motorista ! Como ? Desenvolvendo um sistema de frenagem : parando e refletindo antes de deixar-se levar pelo estímulo recebido. É um mecanismo possível que pode fazer-nos promotores do próprio bem-estar ao invés de meras consequências das ações alheias.
Bem-estar se constrói ! Mas pede atenção, repetição, persistência.
Que tal retomar as perguntas iniciais deste texto e começar a produzir bem-estar ?
É saboroso estar no comando de si mesmo !
Vale a pena o exercício !
Nenhum comentário:
Postar um comentário