UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia de EDUCAÇÃO FÍSICA

COMEÇAR


Como colocar em prática a decisão tomada no dia anterior de começar a exercitar-se ? Deflagra-se facilmente uma batalha entre a idéia, a intenção, e a comodidade de permanecer como está. Tão mais fácil virar de lado e deixar tudo pra lá... quem sabe para amanhã !...

Admitamos que à primeira vista não parece nada agradável abandonar o edredon macio, a cama quentinha, imaginando sua substituição por um par de tênis e algum suor. Vencer a resistência do cobertor e sobrepor-se à lei de atração pelo colchão são embates iniciais frequentes. A troca de mais uma hora de cama por alguma de malhação não é sedutora pela manhã. A miragem de um sofá atrai geralmente mais que o vislumbre de uma pista de caminhada ao fim do dia. Essa é a dor de começar !

Começar alguma coisa é mudar outra, mudar aquilo a que já estamos acostumados, mesmo que isso não equivalha a grande coisa. Aliás, sair do nada, do comodismo, da inércia, é mais difícil do que se transportar de uma atividade para outra. Sair do nada significa executar algum movimento, arregimentar força para criar energia, como já diria E=m.c²  

Colocar uma massa sedentária em atividade requer bastante vontade, é verdade. Mas não é só. Vontade não basta, não é suficiente. Ela é combustível para apenas uns poucos metros de locomoção. A ela precisam ser agregados algum planejamento e disciplina. E as três só prosperam diante de um objetivo bem definido: eis o motor dessa equação.

Seu objetivo pode ser sair da zona de risco cardíaco, emagrecer ou simplesmente voltar a sentir-se bem disposto como há anos atrás... mas note que objetivo não é a mesma coisa que desejo. Alcançar um objetivo demanda um passo a passo, requer envolvimento: um relacionamento íntimo com cada etapa do projeto.

Você sabe que desejar só não é suficiente. Precisará sair da sua zona de conforto e encarar algumas coisas que, sem dúvida, preferiria evitar, exatamente como na administração do trabalho, do emprego, do relacionamento afetivo, familiar...  
Com a atividade também física é assim, ao menos de início. Porque depois os efeitos sobre o bem-estar se encarregam de mudar isso.

O sucesso de qualquer projeto está na somatória de passos, um acrescentando ao outro. Começar consciente de que há obstáculos, e que vale a pena tentar transpô-los... já é ultrapassar ao menos um deles: frequentemente o mais delicado.

Em busca de um sucesso maior, concentre-se inicialmente no sucesso de começar. E dê o primeiro passo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário