LUBRIFICANDO AS ENGRENAGENS - parte II
Exercício, para ter efeito, precisa ser feito, refeito = demanda repetição.
E este tema merece continuidade... buscando despertar desejo pelo movimento ou ao menos instalar o germe da curiosidade que o leve a querer checar isso mais de perto.
É interessante reforçar que uma atividade física regular, além de propiciar aumento de gasto energético no momento de sua realização, acresce também a demanda de repouso, ou seja, quando o corpo não está mais em exercício. Bom; não ?!
Vamos à lista de benefícios:
O sistema circulatório é ativado como um todo - de coração a vasos periféricos. São facilitadas as trocas de nutrientes e a eliminação de toxinas: tecidos e órgãos funcionam melhor e adoecem menos.
A musculatura, repetidamente contraída e relaxada, oferece maior flexibilidade e todas as atividades do dia-a-dia dão-se de forma mais leve, com menos limitações. Músculos exercitados, mais fortes, também tornam-se mais resistentes a lesões. Além disso, o aumento da massa muscular proporciona maior gasto energético de repouso.
Os ossos também agradecem. Mantêm por mais tempo sua massa, potencialmente adiando a osteoporose, tornando-nos mais duros na queda.
Além desses méritos, a atividade física pode ser um excelente auxiliar na redução de níveis nocivos de açúcares e gorduras circulantes.
Todos os sistemas, digestivo inclusive, são estimulados a trabalhar melhor, sendo, genericamente, uma forma de medicação preventiva.
A lista segue:
Mais um efeito que merece destaque é o estimulante. A prática regular produz uma ma-ra-vi-lho-sa sensação de vitalidade ! Geramos energia e nos abastecemos dela, alimentando-nos de uma revigorante gasolina azul invisível : neurotransmissores positivos que são liberados durante o exercício, e que também têm efeito analgésico.
Esse conjunto de ações tem um estrondoso resultado: o de proporcionar uma incrível sensação de bem-estar ! Nosso organismo presenteia-nos com substâncias que nos proporcionam disposição e bom-humor sem outros gastos... que não os energéticos... que ainda nos deixam em forma.
Através do simples movimento podemos nos sentir revigorados, alertas, prontos, exalando bem-estar. É pouco ? Quer também ?
Então mexa-se !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário