UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia de PSICOLOGIA

MENTE : MOTOR GERADOR


De onde vêm todos esses nossos pensamentos ? Por que pensamos mais em uma coisa que em outra ? Por que fulano e beltrano têm visões tão diversas a respeito de um mesmo tema ?

Funcionamos com programas semelhantes mas arquivamos e utilizamos dados de formas particulares, de maneira única. O cérebro é o aparelho, a mente o sistema. E cada um de nós tem o seu, operando de modo absolutamente exclusivo.

Uma infinidade de informações chega a nós ao longo de um dia, ao longo de anos. Muitas são procuradas, várias são escolhidas, mas uma enorme porção delas sequer é percebida - adentra nosso sistema, instala-se em nossa memória, captada por nós inconscientemente.

Visão, audição, olfato... pele, mucosas... funcionam como receptores de sinais. Ligados 24 horas por dia, fornecem o material que nos compõe. Esses elementos constroem uma estrutura de pensamento, formam uma base de dados para o pensar, sentir e agir.

Da mesma forma que o funcionamento de nossos corpos depende dos alimentos que ingerimos, nossas mentes dependem das informações recebidas, desenhando, assim, modelos operacionais.

Alimentamo-las com palavras, sons, cheiros, cores... com os simbolismos que criamos, associações que desenvolvemos. Estamos sendo edificados desde a vida intra-uterina e colecionamos novidades por toda nossa existência. Somos o resultado dessa infinita somatória.

Não viemos prontos ! Ninguém começou sua jornada com as características atuais. Ninguém caminhou até aqui da forma que é hoje, seja lá como se apresente. E isso significa que podemos mudar : tomar algumas rédeas de nós mesmos e emprender tentativas conscientes nesse sentido se isso nos parecer interessante, proveitoso, necessário.

Possuimos um banco de dados - origem de ações e reações voluntárias e involuntárias - absolutamente sem cópias. Podemos receber informações idênticas, compartilhar idéias e nos sentir de modo semelhante... mas processamos tudo com exclusividade. Recebemos pedaços do mesmo bolo, mas não temos o mesmo pedaço de bolo.

Conscientes de que tudo que chega até nós pode ser matéria prima da própria construção, podemos passar a escolher melhor nossos materiais, sendo mais seletivos na opção pelos alimentos para nosso ser.


Agora, que sabe que pode optar, o que vai escolher para compor você ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário