UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia de FILOSOFIA

O QUE É SER FELIZ


Quantos momentos de alegria autêntica vivemos num dia “normal” ? Acordamos, levantamos, vamos trabalhar e regressamos, mantendo mais ou menos esse compasso por, ao menos, cinco dias da semana.

Quanto desse tempo é felicidade ? Ou felicidade é artigo só pra sábados e domingos, ou férias de fim de ano ?!

Em quantos dias do mês pulamos da cama excitados, na expectativa gostosa do que há por vir a seguir ? Quanto do dia-a-dia é composto de alegria ? Em que partes há sorrisos de verdade, satisfação real ?

Seu espírito dança e sua alma faz festa em algum lugar dessas muitas horas ? Você se sente expandir, contente, ou predomina a contração silente ? Há gargalhadas expressas, risadas potenciais, olhos sorridentes, um ser satisfeito ? Quando, por quanto tempo ?

Acostumamo-nos a adiar felicidade. Ela não está incluída em nossos pacotes de cotidiano, ficando restrita a momentos específicos, geralmente agendados, planejados previamente para dar certo. Levantamos, saímos, voltamos... repetidamente, esperando ser recompensados aos fins-de-semana, ou ao fim do ano, ou no fim da vida... quando então a alegria deve acontecer.

Não conseguindo promovê-la de dentro para fora, buscamo-la de fora para dentro, tomando emprestada alguma fórmula comercial. É possível comprar alguma alegria em pacotes e até tomar em cápsulas, pagando em dinheiro.

A indústria da felicidade tenta nos oferecer, de modo palpável, o essencial abstrato que não conseguimos produzir. Nossos desejos vão sendo manipulados nas sendas da alegria material. E valores vão se alterando, tornando o fútil essencial.   

O que é realmente importante ?

Com que frequência seu espírito dança e seu interior sorri ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário