UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dia de SAÚDE

PULAR REFEIÇÕES


Pular refeições poupa tempo mas gasta saúde. A longo prazo esse mau hábito pode provocar carência de nutrientes e prejudicar a saúde. Também não funciona para pessoas que pretendem emagrecer. Recomenda-se a realização de, ao menos, cinco pequenas refeições ao dia.

Jejum dificulta concentração e desempenho intelectual:
O café da manhã é especialmente importante. Ao acordar, o corpo necessita, antes de tudo, de glicose, para que o cérebro possa se concentrar. Alguns estudos indicam, inclusive, que crianças que tomam café da manhã têm performances melhores na escola do que aquelas que permanecem
em jejum.

O
sangue precisa apresentar níveis de glicose constantes para manter o funcionamento do cérebro. E quem pula as refeições acaba fazendo picos de glicose. Resultado: cai o rendimento intelectual, há prejuízo da memória e pode desencadear irritabilidade. Por isso deve-se fazer refeições a cada três ou quatro horas. Assim, esse nível se mantém constante.


Se o período de jejum for prolongado, o organismo acaba consumindo as reservas de gordura e transformando-as em carboidrato. É um processo chamado cetose, que envolve consumo da massa muscular e pode deixar outras sequelas, como desagradáveis oscilações de humor.

Embora a carência de glicose seja a mais gritante quando se fala em longos períodos sem comer, a longo prazo o organismo apresenta deficiência de outros nutrientes como vitaminas e minerais. Vitaminas antioxidantes protegem o corpo. As defesas do sistema imunológico diminuem e o déficit de colesterol pode causar problemas hormonais, como amenorréia (não menstruação). Além disso, a alimentação deficiente pode provocar anemia e problemas de pele, entre outros
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário