A maioria das pessoas se preocupa com dietas. Há dietas com todo tipo de restrições, para todos os gostos. Lamentavelmente, existe uma generalizada confusão sobre o que é uma alimentação saudável. Em primeiro lugar, é um erro fazer uma severa restrição na ingestão de alimentos para eliminar peso, porque isso não funciona. Não se consegue emagrecer – saudavelmente - passando fome. O corpo contesta, diminui sua atividade metabólica e reduz a intensidade com que queima gordura. Perde-se também tecido muscular. O organismo enfraquece e surgem deficiências nutricionais, principalmente de nutrientes protetores. Depois de abandonar uma dieta severa a gordura volta, mas tecido muscular foi perdido, difícil de recuperar. É preciso eliminar gordura sem perda de músculos.
A propósito do famoso mito das dietas, a teoria do emagrecer através da redução de calorias, foi o maior disparate científico do século 20. Por quê ? Tome uma pessoa com excesso de peso, acostumado a ingerir 2.500 calorias por dia. Ao reduzir a ração por algum tempo para 2.000 calorias, o corpo, para compensar a perda, vai buscar e consumir as calorias que tem
O erro do mito das calorias, na ilusória teoria do emagrecer, foi o de enfatizar, exclusivamente, o valor energético dos alimentos, sem tomar em consideração o mais importante para a saúde das pessoas, o seu valor nutricional. Isso degradou a qualidade de vida de milhões de indivíduos por enfermidades precoces !
Milhares de pessoas, principalmente mulheres, lotam os consultórios psiquiátricos, buscando tratamento contra a depressão a que foram levadas, na tentativa de seguir as dietas de limitação de calorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário