UM POR TODOS... E TODOS POR UM !

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dia de EDUCAÇÃO FÍSICA

DURANTE O TRABALHO


Você já imaginou usar o escritório como um local para queimar calorias? É muito simples. Para "malhar" no trabalho, basta mudar alguns hábitos. Estacionar o carro o mais distante possível da empresa, usar a escada em vez do elevador e entregar memorandos pessoalmente são táticas que podem dar resultado, caso sejam praticadas regularmente. Não que isso vá representar emagrecimento. Para perder calorias e o excesso de peso é necessário, além de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada. Mas, mesmo durante o expediente, é possível dar alguns passos em seu regime, queimando calorias em atividades rotineiras.

Uma de suas principais preocupações deve ser evitar o que muitos profissionais praticam hoje: o sedentarismo. Entre 60% e 80% da população adulta paulistana é considerada sedentária, ou seja, gasta menos de 1.500 calorias por semana, o mesmo que caminhar 15 km ou subir 21 lances de escada com 12 degraus em 7 dias. Os dados são do programa "Agita São Paulo", que nasceu da parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde.

Essas 1.500 calorias não incluem a quantidade de calorias gastas no metabolismo basal, isto é, nas funções necessárias para a sobrevivência do corpo humano. No metabolismo basal, a quantidade de calorias gastas é variável e deve ser calculada levando-se em conta o peso, a idade e a estatura de cada pessoa.

O estudo realizado para o programa "Agita São Paulo" mostrou que pessoas que trabalham em escritório, com idades entre 25 e 40 anos, raramente apresentam um metabolismo basal acima de 2.000 calorias diárias, variando sempre entre 1.350 e 1.900 calorias/dia.

E como você pode fugir desse problema? Um bom começo é esquecer o elevador. Subir escadas durante uma hora (ou em 4 períodos de 15 minutos), para uma pessoa de 70 kg, representa cerca de 360 calorias a menos, o mesmo que um cachorro quente com mostarda. Ao andar de um setor para outro, indo falar pessoalmente o que poderia ser dito por telefone, são menos 260 calorias em uma hora, o equivalente a uma fatia de torta de palmito de 100 g.

Telefones, computadores, elevadores. Com toda essa tecnologia fica difícil, por exemplo, levantar da cadeira quando é possível mover-se sobre as rodinhas. Mas o jeito mais fácil de queimar calorias continua sendo esquecer a modernidade e usar as pernas, fazendo o máximo de ações possíveis em um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário